terça-feira, 20 de julho de 2010

Vinagre - a salvação de casa


Pensando na organização da vida doméstica e na praticidade que se busca, além de, é claro, colaborar com o meio ambiente, não podia mais adiar várias dicas seeeensacionais, que nos ajudarão na limpeza, no dia-a-dia, na manutenção, em tudo, enfim. O causador desta matéria é o nosso vinho acre ou ácido, derivado do francês vin aigre, ou como o chamamos: Vinagre (vinho ácido).


Na Europa, o consumo anual por pessoa é de 4 litros de vinagre, pois lá ele é usado na higienização de cachorros, na limpeza de carpetes e como também como conservante na indústria de alimentos. Já no Brasil, são apenas 0,6 litros por ano.


Como já se sabe que ele é "milagrosinho" e que ajuda em muitas coisas na saúde e no dia-a-dia - que com certeza, não conseguirei dizer todas, pois são inúmeras, então pegue seu "caderninho" que vamos fazer o "ditado" para melhorar esse percentual, com soluções simples e super práticas, como por exemplo:


Amaciante de Roupa – dissolver 200 ml de vinagre para 6 litros d’água, pois amacia e não deixa cheiro de mofo.


Bordados (não desbotar) – passe a peça pelo avesso com um pano úmido com vinagre por baixo.


Cabelos com brilho – enxágüe os cabelos em solução com duas colheres de vinagre dissolvido em 1 litro de água, dá brilho e é adstringente.


Cheiro de pintura e cigarro – um pequeno recipiente com vinagre retira o cheiro desagradável de tinta fresca e cigarro do ambiente.


Cobertores – para que eles não fiquem duros e ásperos, passe-os rapidamente em água com vinagre após a lavagem.


Colarinhos e Punhos – para retirar a sujeira dos colarinhos e punhos, faça uma pasta com vinagre e soda, aplique neles e deixe por 20min. Passado este tempo, é só lavar em seguida.


Enxágüe – para diminuir a quantidade de sabão na hora do enxágüe, dilua o vinagre sob as peças ensaboadas, pois ele corta a espuma do sabão.


Flores – para que as flores permaneçam frescas por mais tempo sem a água do vaso, coloque duas colheres de sopa de vinagre e outras duas de açúcar.


Fixador de cor – para que os tecidos coloridos não desbotem, mergulhe-os no vinagre antes da lavar.


Gesso – para obter um produto mais maleável na hora da aplicação, prepare o gesso com vinagre no lugar da água.


Insetos – uma esponja embebida em solução de vinagre diluído afasta insetos do espelho e vidraças.


Inox preto – Verifique o selo, certificando-se que é inox. Confirmando, deixe imerso no vinagre a peça de inox por uma noite. Caso não tenha certeza, não use o vinagre, pois poderá estragar a peça.


Ladrilhos - para remover o mofo da junção dos azulejos, aplique uma boa quantidade de vinagre branco puro (ou com um pouco de água quente) com uma escova de dente velha. Deixe agindo em torno de duas horas e, em seguida, lave a superfície com água e sabão. No caso de peças de louças, para esfregar as saliências e sulcos delas, utilize uma esponja macia embebida numa solução de partes iguais de água e vinagre.


Latão e cobre – solução de vinagre e sal dá novo brilho aos produtos.


Limpa vidros – para limpar os vidros, faça uma mistura de água e vinagre e passe com jornal para dar brilho.


Livros (Traças) - Retire todos os livros das prateleiras e limpe com pano úmido tanto a prateleira como todos os livros, um por um, abrindo as páginas para que recebam luz. Após esta limpeza, recoloque-os nas prateleiras. No caso dos livros mais antigos e raros, coloque-os em plástico hermeticamente fechado.


Louça engordurada – para cortar a gordura da louça e facilitar a limpeza, coloque no detergente 3colheres de sopa de vinagre. Em panelas e fôrmas queimadas, cubra a área com uma fina camada de bicarbonato de sódio e água e deixe descansar por algumas horas antes de lavar.


Lustra móvel - para lustrar os móveis, eliminando os riscos e arranhões na madeira, faça uma solução de vinagre, terebintina e óleo de linhaça em partes iguais e passe no móvel.


Madeira – para limpar estantes pintadas e revestimentos de madeira, sem alterar a cor dos móveis, faça uma mistura de duas xícaras de amoníaco, uma xícara de vinagre e ½ xícara de soda em 8 litros de água e passe neles.


Manchas de vela – cera de vela em madeira deve ser amolecida com secador de cabelo e removida com papel absorvente. Em seguida, lave o local por vinagre.


Manchas em tecidos – para que manchas de chicletes ou desodorantes desapareçam, molhe a peça com vinagre antes da lavagem.


Mofo no Armário - para eliminar o mau cheiro do mofo, esvazie todos os compartimentos do armário e deixe durante a noite, dentro do móvel, uma bacia com vinagre branco puro. Em seguida, passe um pano embebido (úmido) nesse líquido - vinagre branco puro - pelo armário e deixe secar, pois o vinagre impede que os ovos eclodam.


Odores de animais - para eliminar o cheiro de urina e fezes dos bichos de estimação, remova a parte sólida dos resíduos. Em seguida, aplique uma solução de dois terços de água morna e um terço de vinagre branco. A seguir, aplique um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente.


Pano de prato – para que fiquem branquinhos, deixe de molho numa solução morna de vinagre, água e sal.


Paredes - faça uma solução de vinagre e água morna em partes iguais. Aplique-a sobre riscos de lápis e marcas espalhadas pelas paredes. Esfregue o local com um pano macio até que as manchas desapareçam. Este conselho vale também para as manchas de umidade.


Peças de lã – enxágüe em água com vinagre para que fiquem felpudas e macias.


Piso de cerâmica – faça uma mistura no balde de limpeza com 3,5 litros de água, ¾ xícara de vinagre braço e ½ xícara de amoníaco e lave o piso normalmente como de costume.


Resíduo de cola em plástico - para resíduos de colam em plástico, bastos apenas deixar a peça submersa em uma vasilha com vinagre por uma noite e lavar em seguida.


Roupa - coloque num borrifador uma mistura da mesma quantidade de água e vinagre branco e aplique nas sobre manchas antes de colocá-las na máquina de lavar. Se ainda quiser ainda aumentar o poder de limpeza do seu sabão em pó, espere a máquina de lavar encher e depois adicione à água uma xícara de chá de vinagre puro e depois é só lavar normalmente.


Talheres – para que os talheres brilhem, coloque uma vez por semana num recipiente com água, umas gotinhas de cândida, vinagre e álcool, deixando de molho por toda noite e enxaguando no dia seguinte.


Tapete Persa – aplique um pano úmido por cima do tapete e espere secar completamente antes de utilizá-lo, protegendo-o.


Vidro poroso ou áspero – faça uma mistura de vinagre e sal grosso até que chegue ao ponto de papa e depois passe no vidro e limpe com pano seco. Mas, atenção, nunca use sal grosso no vidro transparente, pois poderá arranhá-lo.


Xixi no tapete e carpete – Se for carpete, dissolva, no local, o vinagre puro e deixe agir por 15 min., retirando em seguida o excesso com papel absorvente. Se for tapete, verifique a composição do piso para que a peça não se estrague com a aplicação do vinagre puro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com seu comentario !
Seja bem vinda e volte sempre !!
Beijinhos

Quem sou...

Minha foto
Oi meu nome é Katia sou casada e tenho uma filha linda ! Sou apaixonada pelo mundo dos tecidos ,botões , linhas, bastidor,livros de artesanato... enfim , adoro sempre estar criando e dando um toque especial nos trabalhos que faço ! Entre e fique a vontade Beijos... Katia カチア Teramoto 寺本 ...Meu e-mail para contato ; sempreeutil@hotmail.com